Cronograma do Trabalho

20/05 - Escolha do tema e criação do blog.

23/06 - Reunião com a instrutora Cristelene para ampliar o conhecimento sobre o tema escolhido.

01/07 - Primeira atualização do blog.

10/07 - Definição das experiências a serem apresentadas.

15/07 - Elaboração do projeto.

01/09 - Segunda atualização do Blog.

09 ou 10/07 - Apresentação de todo o trabalho.

Como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto?

Esta é uma das maneiras de tratarmos os esgotos. Em MINAS GERAIS temos a Copasa que através do processo de separação de mistura nos fornece água tratada de qualidade. A Copasa possui um rigoroso controle de qualidade que realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento da água, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. As análises detectam qualquer tipo de sabor, odor, substância químicas ou microorganismo prejudicial à saúde.




Estação de Tratamento de Esgoto

Exemplo de Misturas

Este é um exemplo de esgoto que pode ser tratado através do processo separação de misturas.
Em uma estação de tratamento o processo seria da seguinte forma: primeiro uma peneira que retira o material grosso (copo, latas, etc.) Depois a caixa de areia para remover graxas ou gorduras, logo em seguida a lagoa de aeração onde as bactérias anaeróbias irão oxidar a matéria orgânica, e a lagoa de decantação onde será sedimentado o material presente na água (lodo), depois a água estará em condições fitossanitárias adequadas para ser lançados nos corpos hídricos.
Em resumo é esse o tratamento que ocorre. Eliminação da matéria orgânica presente no esgoto.Essa matéria orgânica degrada o meio ambiente, e pode matar os seres vivos que se encontram nesse meio. Este processo serve então para "limpar a água".

Esgoto não tratado.

Justificativa

Nosso trabalho se dirige a toda a escola Nossa Senhora do Carmo e os visitantes da FECICO, mostrando assim, como ele é benéfico para o comércio, para o meio ambiente e para a nossa comunidade, pois se usa para tratamentos de esgotos, tratamentos de água, separação do lixo, destilação de cachaça e entre outros.

Objetivo

A principal razão deste trabalho é mostrar as pessoas como o processo de separação de misturas pode ser útil para todos nós, pois muitas substâncias existentes no planeta que utilizamos não são encontradas puras, sempre estão combinadas com outras substâncias, pois isso se usa este processo.Conscientizar a população da utilização da separação de misturas no tratamento de esgoto, pois os esgotos urbanos contêm muito lixo “grosso”, desta forma, é necessário separar este lixo do resto da água, ainda suja, por componentes líquidos que serão extraídos depois.

Desenvolvimento

Com o desenvolvimento deste trabalho, pretendemos mostrar que o processo de separação de misturas, é uma das soluções para a poluição dos rios, que é causada por despejos domésticos e principalmente por poluentes que vêm dos processos químicos e industriais. Os fabricantes derramam seus produtos químicos e desperdícios de rebanhos animais diretamente em córregos e em rios, estes desperdícios incluem solventes e substâncias tóxicas. E o efeito desse processo de separação de misturas pode ser preservar e conservar o meio ambiente.